Prazer, Camila
Oi, eu sou Camila Mendonça, fotógrafa, casada com o Bruno, mãe do Luca, da Felipa e da Martina. Há oito anos optei pela fotografia como carreira profissional, após ter tido uma trajetória de muito aprendizado na área de marketing em algumas empresas de São Paulo, como Editora Abril e Adams. A fotografia seguia em paralelo, mas mudanças pessoais me
incentivaram a colocá-la em primeiro plano.
O nascimento do Luca, meu primogênito, foi um divisor de águas na minha vida e influenciou minhas escolhas dali em diante. Ser uma profissional autônoma me permitiria ter mais controle da minha agenda – por mais que o calendário de um fotógrafo fosse preenchido por compromissos em horários bem poucos convencionais. Arrisquei e, com prudência e planejamento, construí passo a passo uma carreira que hoje me dá muito orgulho.
Com o tempo, a chegada das minhas filhas e meu desenvolvimento pessoal, fui definindo um estilo, adquirindo mais segurança e amadurecendo meu processo criativo. Busco uma fotografia leve, que transmita verdade e crie narrativas que guardem todas as sensações e memórias de uma família.
A essa altura, preciso contar sobre minha própria história. Vivi em uma casa onde os registros fotográficos eram feitos por meu pai a todo momento. Quando vou visitá-lo, adoro pegar os álbuns organizados por ano -- daqueles com cantoneira e foto colada no papel – e passar horas relembrando cenas deliciosas da minha infância e juventude. Virar aquelas páginas me coloca em contato com minha trajetória, me lembra dos caminhos trilhados para chegar onde estou, me dá a real noção de como fui abençoada. E, então, eu entendo minha missão: fotografia é perpetuar valores e afetos.
PROPÓSITO
Por meio da minha fotografia quero resgatar valores nos quais acredito, como empatia e respeito; provocar conexões e valorizar cada vivência como sendo única e especial, mostrar o quanto é singular a forma como cada um vive, mora, materna, dança, chora, celebra, casa, nasce. Por meio da minha fotografia quero contar as histórias que importam, que são todas, que é a sua.
COMO TRABALHO
“Felicidade se encontra em momentos de descuido”, já escreveu o grande João Guimarães Rosa. Posso dizer que quando vou fotografar alguém ou alguma família, festas e celebrações, quero farejar justamente esses momentos de descuido, onde mora a felicidade.
Sou encantada pela fotografia documental, aquela que registra os momentos sem interferência. No projeto “Nosso todo dia” passo um dia com sua família, registrando o cotidiano que é sempre tão rico e belo, e é quando criamos nossos valores como família. Nesse projeto não faço nenhuma direção da cena, nada mesmo. Sou apenas uma convidada para passar um dia com a família e registrar os momentos.
Meu olhar busca sempre o que é singelo, singular e ordinário. Procuro a beleza no caos, a vida real por trás da bagunça, a originalidade naquela rotina, onde fazemos todo dia, tudo sempre igual. E temos de ser muito gratos por isso.
Entrego não apenas fotografia, mas áudio e vídeo. Ou melhor, a narrativa documentada de um instante feliz.